quinta-feira, 20 de abril de 2017

Elfanos - O Legado

Acabou a normalidade...


Elfanos é o primeiro, e até agora único, livro de Dud@. Não conhecia a autora. Aliás, ainda não conheço porque não há muita informação disponível, no entanto sabemos que é portuguesa. 

É sempre bom ler um livro de uma autora portuguesa, ainda mais se for bom, o que, na minha opinião, é o caso. Quero também agradecer à Capital Books por me terem, gentilmente, cedido um exemplar deste livro em formato digital.



Este livro começa com um mundo normal. Isso, normal, não perfeito, não bom, apenas normal. Joana era uma rapariga, bem... Normal. Era Maria-rapaz mas orgulhava-se disso. 

Apesar de ser normal, Joana sempre se sentiu deslocada, como se não pertencesse àquele ambiente. Até o seu corpo se manifestava, deixando de poder comer certos alimentos. Se comesse carne, por exemplo, vomitava. Algo não estava bem, ela sabia-o.

O seu grupo de amigos era, também, normal (que surpresa). Patrícia sofria de violência doméstica, como já tinha referido, este não era um mundo bom, era um mundo comum. Tânia, Gonçalo e Luís sofriam de todos os problemas de adolescentes e mais alguns.

Quando um Elfo do Reino de Elfanos conta a Joana que ela é mais do que imagina, várias situações estranhas acontecem, fazendo-a perceber o quão leais eram os seus amigos.

Agora, o grupo de amigos embarca com Marcus numa viagem que revelaria muito acerca do passado escondido de Joana. São obrigados a enfrentar inimigos e a constituir alianças improváveis. Estariam à altura do desafio? 

Gostei da normalidade que encontramos no início da história. São vidas reais, não são embelezadas com falsos pormenores. Sinto que podia sair de casa e esbarrar com alguém na rua numa situação semelhante a uma das personagens. Quero dizer, até eu podia estar numa dessas situações. Qualquer um de nós. São vidas comuns. 

Por diversas vezes, após essa normalidade passar achei as situações um pouco "rebuscadas". Por exemplo, porque iriam adolescentes acampar e levar consigo armas, como espadas, aljavas e arcos? Como conseguiriam vencer inimigos, quando não tinham qualquer experiência num combate sério? Bem, em retrospectiva, percebo que podiam ter instintos mais aguçados que as pessoas comuns, mas no momento, ao ler esses trechos, pareceu-me demasiado irreal. 

Algo que me impressionou foi a força de vontade de Joana. Após tantos enganos e desgraças, a rapariga continua a lutar pelo que acredita, pelo que acha correto. Não acho que ela seja uma daquelas personagens de ferro que nos impressionam por nunca vacilarem, não! Joana é, como todos nós, frágil. Chora, deixa-se cair. Mas tem sempre força para se levantar e lutar.

Acima de tudo, considero a leitura deste livro um ótimo momento de entretenimento. A linguagem é simples e acessível, não dispensando o calão típico da adolescência, que confere à obra uma leveza extraordinária. Terminei o livro muito pouco tempo após começar a ler. Não porque fosse pequeno, tem cerca de 300 páginas, mas porque me vi tão entretida e embrenhada na história que não pude parar...

Com um final completamente inesperado, Elfanos promete uma continuação. Quero dizer, espero que venha a existir uma, preciso de saber o que acontece àquele grupo de amigos e àquele reino mágico.



14 comentários:

  1. Olá! Gostei muito da resenha! Adoro histórias com seres mágicos, principalmente elfos ♡ Joana me parece ser uma protagonista bem forte! Espero poder desfrutar dessa leitura ♡

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo recebimento do exemplar do livro que é fantástico, gostei muito da capa muito bonita trás um ar de mistério. Gostei da história criada pela autora do mundo místico, o livro envolve mistérios que envolve o passado dos personagens. É um livro que prende a atenção dos leitores, fiquei fascina pelo livro de fantasia e de criaturas místicas, bjs.

    ResponderEliminar
  3. Amei sua resenha, parece um livro realmente encantador, admiro personagens como Joana que nunca desistem de lutar, a capa é uma beleza também! É bom quando nos deparamos com livros que gostamos a tal ponto de querer continuação.

    ResponderEliminar
  4. Gostei bastante de sua resenha! A história e a capa do livro são convidativas, ao menos para mim que sou super fã de histórias com seres mágicos. Meus Parabéns! <3

    http://blogquinzeprasnove.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  5. Fazia tempo que eu não lia um texto escrito por uma portuguesa. Adorei a resenha, será que esse livro vem para o Brasil ou se tem a possibilidade de comprar online mandarem para cá. Gostei do enredo e fiquei curiosa para saber como será o desenrolar de toda a trama.

    ResponderEliminar
  6. Amei a resenha do livro, amo livros assim e principalmente resenhas, porque assim nos da uma ajuda a mais na hora de decidir se vamos ou não ler determinado livro, muito obrigado pelo seu incrível trabalho sempre me ajuda muito , beijos

    ResponderEliminar
  7. Livro de autora portuguesa? Que diferente e deveras atrativo, pois eu nunca li um. Ainda mais que parece tão normal e ao mesmo tempo de temática curiosa. A história parece interessante e me cativa isso de vidas normais, adolescentes normais, tudo muito normal até ter uma reviravolta. E acho que engrandece ainda mais o livro, de começo normal, ter Joana como a principal (sendo uma moça comum, com sentimentos, frágil e simplesmente normal). Aliás, adorei a resenha e todos os 'normais'. Dá uma super intrigada para lermos mais sobre. Muito obrigada pelo post, pois eu com certeza vou procurar este livro e enaltecer uma autora da terrinha do Pastel de Belém rsrs

    ResponderEliminar
  8. apaixonada pela resenha,vontade de ler e saber mais.
    obrigada

    ResponderEliminar
  9. Que bacana este livro! Fiquei bem curiosa para ler, pois eu amo temática de fantasia nas literaturas!

    ResponderEliminar
  10. Que resenha maravilhosa! Fiquei com muita vontade de ler o livro! ♡
    E que capa linda né?!
    Eu adoro histórias de fantasia,seres mágicos e esses temas misteriosos! :)
    Já estou super curiosa pra ler esse livro!
    Beijos
    Lilica

    ResponderEliminar
  11. Adorei a resenha e particularmente, apaixonada por elfos, mas confesso que tenho preguiça de ler...rs
    Mesmo assim fiquei com vontade de ler o livro.
    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  12. Oiii, amei sua resenha, sou apaixonada por livros, principalmente livros que contém ficção científica.. ainda não tinha visto esse livro, depois vou dar uma pesquisada sobre ele...beijos ❤

    ResponderEliminar
  13. Também já li o livro! A história é interessasse, mas não gostei muito da forma de escrever da autora.. E achei que o enredo se tornou um bocado precipitado, para além de algumas cenas serem "rebuscadas", como mencionou no artigo. No entanto, acho que é um livro bom para entreter. Espero que venha um segundo livro, pois o final deixou muito em aberto..

    ResponderEliminar
  14. Adorei sua resenha... esse tipo de livro me faxina... vou colocar na minha listinha de futuras leituras.

    ResponderEliminar