domingo, 19 de março de 2017

Viver Depois de Ti

Vitória do amor. Ou então não…


Quem não ouviu falar de "Viver Depois Ti"? O filme inspirado nesta obra correu mundo, conquistando o grande ecrã. Mas, logicamente, não estou aqui para falar de um filme. Quero contar-vos a minha experiência ao ler um dos livros mais ternos e doces que existe. 



Poderíamos dizer que é apenas a história comum, quase um clichê. Mas essa não é a verdade. Nos romances a que estamos habituados, as personagens principais acabam juntas. Aqui é diferente, uma tragédia separa os dois. Devo dizer tragédia? Na realidade, foi a escolha de um e aceitação de outro. Não poderíamos considerar este desenrolar de acontecimentos como um simples caminho para a paz? 


Viver Depois de Ti retrata a vida de uma rapariga simples, um pouco diferente, peculiar digamos.Quando Louisa Clark perde o emprego tem que procurar outras opções de carreira. Levando uma vida pacata, com um namorado simples e trabalhador: uma vida, acima de tudo, estável, Louisa nunca saiu da cidade onde vive, sentindo-se incompleta.



Após uma extensa procura de emprego, Louisa é contratada por uma senhora abastada para cuidar do seu filho que, após um acidente de mota, ficou preso uma cadeira de rodas. Will Traynor fora um homem outrora divertido, carismático e radical, que vivia no limite, até que, um dia, tudo mudou. Ao sair de sua casa numa manhã, Will é atropelado por motociclista, ficando tetraplégico. Este acidente tornou-o amargurado e triste. Levou os seus amigos, a sua namorada, todos os que alguma vez se importaram com ele. Exceto os pais, estes pareciam não desistir. Não foi apenas o acidente que afastou quase todos os que conhecia, foi o seu temperamento, a sua angústia.



Este cenário muda quando a sua mãe contrata Louisa para o auxiliar. Esta jovem é como uma lufada de ar fresco, algo nunca visto, diferente, divertida… O tempo passado no emprego, ou seja, na grande mansão de Will, afasta Louisa e o namorado, acabando com a sua relação. Leva algum tempo até que Will se aproxime e confie em Louisa, que, rapidamente, se apaixona pela sua personalidade escondida, completando a parte de si que faltava. 



Descobrindo o grande plano de Will, Louisa faz tudo para o demover da ideia, organizando planos e diversões, como umas férias num local paradisíaco. Nada disso parece resultar. Irá uma rapariga como ela ser bem sucedida?



Este livro mostra-nos o que há de melhor no amor: a perseverança, a luta, a coragem. Escrito de uma forma simples e concreta, sem rodeios, Viver Depois de Ti, surpreendeu-me pelas coisas que alguém é capaz de fazer pelo seu amado.




Jojo Moyes expõe as injustiças de uma vida que não merecia tal infortúnio, tocando nos nossos corações. Ficamos agarrados à obra, desejosos de saber mais e, ao mesmo tempo, receosos do que poderemos encontrar. 


Logicamente que considero o facto de este livro ser irreverente, algo nunca visto, uma mais valia, mas não consigo deixar de pensar no que aquele amor poderia ter conquistado se os acontecimentos seguissem outro rumo. Acho que um bom livro não é sempre aquele que acaba como queremos, às vezes deve revoltar-nos, angustiar-nos e, acima de tudo, emocionar-nos.



Viver Depois de Ti é, sem dúvida, uma obra recheada de paixão, luta, dúvida e controvérsia, levando o a leitor a deliciar-se à medida que devora palavras, desejando poder mudar o rumo da história, moldá-la aos seus desejos pessoais, evidenciando a crueldade da condição em que algumas pessoas são obrigadas a viver, sem qualquer maneira de fugir ao sofrimento...



Por vezes o amor não vence todos os obstáculos, cabe ao leitor imaginar o que podia ter sido... 








9 comentários:

  1. Que interessante, eu conheço esse livro com o título "Como eu era antes de você" e sou apaixonada por essa historia, uma das melhores que ja li! É forte, sensivel é lindo demais! Parabéns por tua resenha! ♥️

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Aqui no Brasil o título é "Como eu era antes de você", é um livro maravilhoso e o filme não deixa a desejar.
    Você já leu a continuação? Eu já li e sinceramente não gostei, foi uma completa decepção para mim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Ainda não li a continuação, mas desejo muito fazê-lo. Até entendo que desaponte, o primeiro volume foi tão bom que deve ser difícil manter o nível e surpreender ainda mais.

      Eliminar
  3. Olá,

    Eu sou brasileiro e conheço o livro como "Como eu era antes de você" o livro que inspirou o filme está sendo bem falado por muitas pessoas, mas até hoje não tive a oportunidade de fazer a leitura. Eu estou com muita vontade lê-lo e sua resenha colaborou muito com isso, amei! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu vivo em Portugal, daí a variante do nome! Aconselho vivamente a leitura desta obra, É, sem dúvida, fenomenal!

      Eliminar
  4. Olá!
    Eu sou apaixonada por esse livro e acho que o filme foi de uma sensibilidade indescritível.
    Sou leitora voraz das obras da Jojo então sou suspeita pra falar! Porém a continuação do livro achei que poderia nem ter sido lançado. Pois a história de Will e Lou ficou fenomenal!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade... pensei que Louisa tivesse encontrado felicidade, não vejo razão para continuar a história. Seja como for, quero muito ler a continuação. Beijinhos!

      Eliminar
  5. EU conheço o titulo "Como eu era antes de você", ainda não li o livro e nem assistir, por algumas vezes eu tenho um tique do tipo, enquanto o livro é muito solicitado eu não vejo, que e´o caso, agora eu poderia pensar em ver, pois como comentários e resenhas que tenho visto, parece valer a pena.

    Beijos

    ResponderEliminar