quarta-feira, 22 de março de 2017

Ave de Mau Agoiro

Um acidente de viação: muito para desvendar...

Ave de Mau Agoiro é o quarto volume da coleção “Fjällbacka series” de Camilla Läckberg. Nesta obra acompanhamos, em segundo plano, os preparativos do casamento de Patrick Hedström e Erica Falk, algo pelo qual estava particularmente ansiosa. No entanto, é Anna, a irmã de Erica, que, após sair de um período de depressão devido a um acontecimento deveras traumático, a ajuda com os preparativos, uma vez que Patrick teria de, mais uma vez, trabalhar nas suas horas livres para desvendar "uns poucos" homicídios. 


Na pequena localidade de Tanumshede começam as gravações de Tanum Sempre a Abrir, um reality show que tivera muito sucesso noutras cidades. Este programa é aceite e encorajado pelo município como forma de atrair turismo à cidade,  tal como acontecera noutras localidades, onde temporadas anteriores foram gravadas. No entanto, apenas a população mais jovem e os empresários ligados ao turismo pareciam apreciar a ideia.

Por essa altura, Patrick, agente na esquadra de Tanumshede, é chamado ao local de acidente de uma única viatura, fazendo-se acompanhar de Hanna, a nova agente da esquadra. Primeiramente, pensou-se que a mulher conduzisse alcoolizada e se tivesse despistado, no entanto, devido à perspicácia de Patrick, conclui-se que se tratou de homicídio. 

A investigação deste caso é interrompida quando uma concorrente de Tanum Sempre a Abrir é assassinada. A jovem fora brutalmente espancada e abandonada num contentor do lixo. Lillemor, uma jovem órfã que se dava pelo nome de Barbie, escrevera no seu diário que, naquela pequena localidade, tinha encontrado alguém que reconhecera e a assustava, mas não conseguir o identificar. Era apenas uma sensação. 

Patrick sente remorsos por se desleixar na investigação do acidente de viação após um telefonema da companheira da vítima. Por essa razão, decide investigar um palpite. A partir daí, o agente dá de caras com um numero absurdo de casos. Patrick tem agora, não dois, mas cinco homicídios nas mãos, será capaz de os solucionar?

Este livro afastou-se um pouco das outras obras da autora, onde se encontram sempre intercaladas duas narrações: a principal e outra, que costuma ocorrer no passado. Normalmente, anseio pelo final do capítulo para ler a pequena página da narração alternativa, no entanto, neste volume achei-a extremamente aborrecida e não a consegui integrar na ação principal, não se relacionando com o tema do livro. Claro que no final se deu a grande revelação e tudo começou a fazer sentido, mas digamos que, ao longo do livro, esses trechos, na minha opinião, deixam muito a desejar.

Apesar disso, Camilla Läckberg volta a surpreender com um enredo principal misterioso e cativante, revelando que o mal pode vir de quem menos esperamos. 

A personagem que mais me marcou foi Gösta Flygare, um dos mais antigos policias da esquadra de Tanumshede, uma vez que, ao contrário do que se tinha revelado anteriormente, é um homem compassivo e gentil, revelando uma faceta até aí desconhecida. A sua participação na investigação de Patrick levantou "areias do passado" mostrando o seu lado mais sensível e amável. 

Nesta obra, a autora, ao longo da ação principal, faz algo singular ao retratar a vida de várias personagens, entre elas os concorrentes do reality show, jovens atormentados e, à primeira vista, desprezíveis, mostrando que nem sempre as coisas são o que parecem.

Ave de Mau Agoiro, remete, assim, de um ponto de vista mais objetivo, para os perigos da condução alcoolizada e da ganância, mostrando que um único erro pode arruinar imensas vidas...



10 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Adoro uma história com um enredo misterioso! Parece ser uma obra que vale muito a pena ler! Muito boa sua resenha!

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Achei a capa super intrigante e a resenha interessante.

    Obrigado pela dica ☺️


    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Sempre quis ler algo da Camila, adoro esses autores ali das bandas da Suécia, eles são otimos em termos de livros de suspense. Gostei da capa e a historia parece boa.
    Jo Scarreiro

    ResponderEliminar
  4. Olá, ainda não conhecia a série, mas p enredo e sua resenha me deixaram bem curiosa, espero Pode ler em breve.

    Bjs jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderEliminar
  5. Olá, achei a trama mega envolvente e com um enredo bem impactante. Só pela sua resenha já fiquei curioso para ler, vou adicionar na minha lista de leituras. Não curti muito a capa, espero gostar do conteúdo.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  6. Oi!
    Nunca tinha visto esse livro, mas já me interessei bastante. Parece ser uma trama bem envolvente e impactante. Já anotei a sua dica. Espero gostar, assim como você.

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Huum... O mistério começa pela capa, adorei essa imagem. Sou fã de histórias de suspense, parece ser uma boa trama. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica :)

    ResponderEliminar
  8. Olá, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro e confesso que fiquei muito curiosa em relação a leitura. Curti a abordagem dessa questão de que um erro pode impactar várias vidas. Outro ponto que curti foi essa dupla narrativa entre presente e passado. Sugestão anotada!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  9. Ainda não li nada da autora e o que pude ver na resenha irei gostar da escrita dela, a capa já me conwjistoi e com a resenha fiquei curiosa pra ler!

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Que livro é esse? Fiquei curiosa para saber quem é o assassino e como o Patrick vai conseguir desvendar todo o mistério por trás dessas mortes.
    Espero ter a oportunidade de ler o livro.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar